NYC Berrini
Cliente
Patrimônio
Ano
Início projeto: 2003
Conclusão da obra 2009
Local
Berrini - SP
área
Terreno: 2.428m²
Construída: 16.160m²
Unidades: 39 a 131m²
NYC foi o nosso primeiro projeto. Fomos vencedores do prêmio "Americas Properties Awards" na categoria "Residencial Best High-sise Architectura - Brazil e Américas em 2010.
Este edifício residencial foge do convencional: na esquina do terreno sem grades ou muros, o acesso de pedestres é integrado com a calçada, como uma praça aberta.
O conceito do projeto baseou-se na utilização de diferentes tipos de materiais, tais como: vidro, tijolo, concreto e vigas metálicas. A ideia principal era explorar a melhor característica de cada elemento e como eles poderiam ser melhor relacionados entre si para se tornarem uma composição única. Vidro e tijolo foram aplicados principalmente na fachada; enquanto vigas de concreto e metálicas eram a base da estrutura.
A fachada é composta por três torres adjacentes: a empena central de vidro e duas torres laterais feitas de tijolo. A empena central de vidro é uma curva que se eleva do chão. Nele, também está localizada a entrada principal, que é marcada por um pórtico de madeira. As duas torres laterais são basicamente grades de tijolos que emolduram todos os apartamentos.
O uso de tijolo e vidro juntos é muito interessante, uma vez que dá ao edifício um design "pesado-macio". A vidraça desde o térreo até as coberturas proporciona ao edifício uma silhueta alongada de forma muito nobre, enquanto a grade-tijolo traz força ao edifício e mostra toda a intensidade da fixação do edifício ao solo.
NYC é um edifício para ser visto em detalhes, a forma como as aberturas foram usadas enriquece o projeto. Cada grande abertura é emoldurada pela grade de tijolos que entrelaça todo o edifício.
Temos 141 apartamentos, praticamente nenhum tipo de andar: são 15 apartamentos duplex por andar e 13 tipos, projetados em fases, todos de frente para a rua. As coberturas são triplex em terraços descobertos. O projeto resultou em um plano que repete a forma em L do local, para atingir todo o potencial. Uma das empenas foi tratada estruturalmente por uma "vela" em dimensões planas (30 x 9 m, altura), muito suscetível ao estresse dos ventos, pois teve que assumir uma estrutura robusta.
EQUIPE
Autores:
Marcia Gullo, Gil Lopes, Juliana Felicíssimo, Ricardo Ramires
Coordenadores:
Juliana Felicíssimo, Renata Bedone
Colaboradores:
Ana Cristina
___
Interiores
Compasso Arquitetura e Design
Estrutura
SVS Engenharia
Instalações
Prolux Engenharia
Ilustrações
Sérgio Antonio